O 'Repositório Clínico Digital', um projeto inovador de desmaterialização dos registos clínicos em papel promovido pelo Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), será replicado em vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), revela, esta quarta-feira, o Ministério da Saúde.
O projeto, que será apresentado hoje no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, tem como objetivo "contribuir para a racionalização da produção e uso de registos clínicos em papel, através do maior controlo de circuitos de documentos, com dinamização dos resultados do projeto nas áreas de Secretariados Clínicos".
O 'Repositório Clínico Digital' pretende, ainda, melhorar o acesso dos profissionais de saúde aos registos clínicos em papel "de forma integrada com o processo clínico eletrónico, garantindo ao mesmo tempo a necessária segurança da informação utilizada pelos profissionais". Simultaneamente, este irá diminuir a circulação de registos em papel, aumentar a eficiência dos processos de trabalho e garantir a preservação digital da informação.
Refere também a nota do gabinete de Marta Temido que o CHUSJ possui mais de 2 milhões de processos clínicos de utentes que são preservados desde a sua fundação, em 1959, contabilizando-se um volume de documentação em papel de 15 quilómetros lineares. Com efeito, a aplicação deste projeto "permitiu ganhos na racionalização de espaços, com libertação de três zonas correspondentes a uma área superior a 240 m2, que estão agora alocadas a áreas de distribuição do fardamento, vestiários e à nova Ressonância Magnética".
Depois de terem sido apresentadas, na segunda-feira, as linhas gerais do projeto pelos responsáveis do CHUSJ, foi decidida "a realização de workshops em conjunto com a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde para a sua discussão em profundidade, com um mapeamento do processo e descrição dos requisitos necessários, bem como a apresentação das políticas e procedimentos de organização da informação clínica".
Leia Também: Hospital São João digitaliza informação de doentes e reduz uso de papel